sexta-feira, 31 de outubro de 2008

ABENÇOADA POR DEUS E BONITA POR NATUREZA


O município de Quixadá se originou de uma sesmaria (lote de terra). No início de sua ocupação pelos colonos, era uma fazenda formada por um curral, uma casa de taipa à beira do rio sitiá e duas léguas (12km) de caatinga.


A propriedade foi comprada pelo capitão José de Barros a Carlos de Azevedo por duzentos e cinqüenta mil réis em 1747. Ao tomar posse José de Barros iniciou com índios mestiços e outros trabalhadores o seu processo de urbanização construindo casas, curral e capelas (geralmente o processo de ocupação e urbanização se dava com a construção de uma capela) dando origem as bases da futura cidade de Quixadá.


Em 27 de outubro de 1870 Quixadá foi elevada a categoria de vila e ganhou a condição de cidade em 17 de agosto de 1889.


A palavra Quixadá vem da língua indígena que para alguns estudiosos significaria “pedra torcida” ou “pedra de ponta curvada”. Para os primeiros colonizadores e fundadores da cidade, Quixadá quer dizer curral de pedras. Esse significado se justificaria pela localização da cidade a qual é cercada de pedras por todos os lados.


O município de Quixadá se localiza no centro do estado do Ceará, a mais importante cidade da região do sertão central, a 167km de Fortaleza, limitando-se: ao Norte - com os municípios de Itapiuna, Choro e Ibaretama; ao Sul – com Banabuiú; ao Leste – com Morada Nova, Ibaretama e Ibicuitinga; ao Oeste – com Quixeramobim e Choró.

Nenhum comentário: