sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O DIA DAS BRUXAS


O dia das bruxas apareceu há dois mil anos quando os povos Celtas festejavam o fim do Verão, o início do Ano Novo e as fartas colheitas. A sua comemoração original chamava-se Samhain, também conhecida como o dia das almas.


Esta festa nasceu entre os Celtas (antigo povo europeu) e marca a passagem do ano dos druídas (sacerdotes dos Celtas).

O Halloween é o festival de Samhaim que acontece no dia 31 de outubro no hemisfério norte e em 1º de maio no hemisfério sul. Como o Brasil importou a celebração desse feriado dos estados Unidos, o dia ficou marcado também no dia 31 de outubro, apesar de estarmos no hemisfério sul. Mas a maioria das bruxas celebra o sabbat em maio.

É um dos quatro grandes sabbats das bruxas e é tradicionalmente um acontecimento estranho e cheios de fantasmas, quando os espíritos de todos os tipos saem para caminhar, como se fossem soltos por uma noite do ano para se comunicarem com os mortais.

Com a chegada do Cristianismo, a Igreja tentou cristianizar o antigo festival tomando o dia 1º de novembro o Dia de Todos os Santos, ou All Hallows como era o antigo termo usado. Assim a Véspera do Sarnhain tomou-se a Véspera do All Hallows, ou Halloween. Mas as tentativas de desencorajar as celebrações pagãs foram tão em vão que o festival por fim foi banido do calendário da Igreja.

Nenhum comentário: