terça-feira, 9 de setembro de 2008

A entrevista de Lampião


Um dos episódios pouco conhecido da imprensa cearense,
refere-se à entrevista que Lampião concedeu, em 1926, ao
jornalista e médico Otacílio Macedo, do Crato, publicada pelo
“Ceará”, de Júlio Matos Ibiapina. O cangaceiro viera a Juazeiro,
a chamado do Padre Cícero e do Dr. Floro Bartolomeu, que
temiam a passagem, por ali, da coluna Prestes – o que acabou
não ocorrendo.
Nertan Macedo adverte em seu livro “O Caudilho dos Beatos
e Cangaceiros”, que essa foi a única vez que Lampião falou à
imprensa: o resto é mentira.
À primeira pergunta de Otacílio, se tencionava abandonar
“aquela vida”, Lampião respondeu com outra pergunta:
- Se o senhor estiver em um negócio e for se dando bem,
pensará, por ventura em abandoná-lo?
- Está claro que não!
- Pois é exatamente o meu caso: ainda não pensei em parar.
O jornalista quis saber se ele não tinha em vista, outro projeto,
se não pensava noutra atividade.
Lampião desconversa:
- não sei... talvez... preciso, porém, “trabalhar ainda uns três
anos”. Tenho alguns amigos para visitar e depois isso envolve
outras pessoas...
Diante da insistência do repórter, acaba revelando:
- gostaria de ser comerciante
A entrevista é longa, tanto que foi publicada em dois dias.
Mas noutra passagem, pode se ler:
- No caso de um insucesso com a polícia (isto é, se Lampião
fosse morto), quem o substituiria como chefe do bando?
- Meu irmão Antônio Ferreira ou Sabino Gomes.
- Os jornais disseram, recentemente, que o tenente Optato,
da polícia pernambucana, tinha entrado em luta com o grupo,
correndo a notícia oficial da morte de Lampião.
- O tenente é um “corredor”; ele nunca fez diligência de se
encontrar com “nós”. “Nós” é que lhe matemos alguns soldados
mais afoitos.
- E o coronel João Nunes?
- Ah, esse é um velho “frouxo”, pior do que os outros.
Cercado de 49 homens, Lampião define, para Otacílio Macedo,
alguns pontos que lhe são colocados para comentar:
Protetores – “Não tenho tido protetores, propriamente. A
família Pereira de Pajeú é quem me tem protegido mais ou
menos. Todavia, conto por toda parte, com bons amigos, que
me facilitam tudo e me escondem eficazmente, quando me acho
muito perseguido pelos governos.”
Os meios – “Consigo os meios para manter o meu grupo,
pedindo recursos aos ricos e tomando a força aos usurários que
miseravelmente se negam a prestar-me auxílio.”
Fortuna – “Tudo quanto tenho adquirido, na minha vida de
bandoleiro, mal tem chegado para as vultosas despesas do meu
pessoal – aquisição de armas e munições, convindo notar que
muito tenho gasto também com a distribuição de esmolas aos
necessitados.”
Perseguição – “Tenho conseguido escapar à tremenda perseguição
que me movem os governos, brigando como louco e
correndo como veado, quando vejo que não posso resistir.”
Simpatia – “Tenho veneração e respeito pelos padres, porque
sou católico. Sou amigo dos telegrafistas, porque alguns já
me tem salvo de grandes perigos. Acato os juízes, porque são
homens da lei e não atiram em ninguém..”
O Ceará – “Sempre respeitei e continuo a respeitar o Estado
do Ceará porque aqui não tenho inimigos, nunca me fizeram mal
e porque é o Estado do Padre Cícero. Tenho a maior veneração
por este santo sacerdote, porque é o protetor dos humildes e
dos infelizes e, sobretudo, porque, há muitos anos, protege as
minhas irmãs que moram no Juazeiro.”
Os revoltosos - “Vim agora ao Cariri porque desejo prestar
meus serviços ao governo da Naão. Tenho o intuito de incorporar-
me às forças patrióticas de Juazeiro e com elas oferecer
combate aos rebeldes (coluna Prestes). Tenho observado que,
geralmente, as forças legalistas não têm planos estratégicos, daí
os insucessos dos seus combates, que de nada tem valido. Creio
que se aceitassem os meus serviços e seguissem os meus planos
muito poderiam fazer.”
Lampião sairia de Juazeiro com todo seu grupo fardado de
mescla azul – uniforme do Batalhão Patriótico organizado Floro
Bartolomeu e acrescentaria ao seu bando, inicialmente constituído
por 49 cangaceiros, mais 30 homens de confiança. Recebeu
5.000 cartuchos mauser e armamentos para grandes combates.
Nunca se encontrou com a coluna. Além disso, recebeu do Padre
Cícero, a patente de Capitão, enquanto seu irmão, Antônio
Ferreira, virou Tenente.
Virgulino Ferreira da Silva, nome verdadeiro do “Rei do
Cangaço” foi morto, juntamente com Maria Bonita e mais 9
cangaceiros pela volante do cabo João Bezerra, da polícia sergipana,
na manhã de 29 de julho de 1938 – há exatos 70 anos. Suas
cabeças foram cortadas, atiradas em baldes com sal e durante
muitos anos permaneceram insepultas num museu da Bahia.
No final deste registro, duas observações: não se sabe se Otacílio
Macedo “penteou” a linguagem que Lampião desenvolveu
na entrevista ou ele se expressava de forma escorreita que aqui
se manifesta. Em segundo lugar, com quem o bandido aprendeu
a fazer aqueles adereços que usava em suas vestimentas, gibões,
calças e chapéu? Em muitos deles, há traços franceses, de onde
teria vindo essa criação artística? Teria copiado de revistas? Mas
que revistas. Ninguém tentou explicar e Otacílio se esqueceu
de perguntar.
Recentemente, o jornalista Nelson Faheina, da TV Diário,
esteve em Serra Talhada, onde ainda hoje se discute a conveniência
de se fazer em praça pública, uma estátua de Lampião.
Para a maioria da população daquele município pernambucano,
Virgulino é mais herói do que bandido

(*) J. Ciro Saraiva - Jornalista

Nenhum comentário: